quinta-feira, 5 de julho de 2012

MÚSICO: ALCYMAR MONTEIRO

Alcymar Monteiro dos Santos (Aurora (Ceará), 13 de Fevereiro de 1953), é um cantor e compositor brasileiro de Forró e Frevo.
É considerado um dos grandes intérpretes da música nordestina, mais especificamente do Forró tradicional, sendo conhecido como o Rei do Forró.

O cantor e compositor Alcymar Monteiro nasceu no distrito de Ingazeiras, em Aurora, no Ceará, e se mudou para Juazeiro do Norte, onde passou sua infância. Estudou música no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza. Porém foi em Recife, onde reside atualmente, que Alcymar Monteiro conseguiu se destacar no cenário musical.
Pesquisador dos ritmos nordestinos, Alcymar faz um trabalho versátil sem perder o foco na autêntica música nordestina. Em mais de três décadas de carreira já teve suas músicas gravadas por grandes nomes da MPB como Zé Ramalho e Alceu Valença. Já fez duetos com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinês entre outros.
É totalmente contra o forró eletrônico, pois o considera como um forró lambadeado, mal tocado, mal cantado, que não vale um tostão furado.


Fonte: Wikopédia

MÚSICO: WALDONYS

Se existe uma frase que defina o nome Waldonys, ela é a conhecida "Tal Pai, tal Filho". Ainda pequeno, vendo seu pai Eurides tocar, brotou no menino Waldonys a paixão pelo acordeon. Começou a tocar com apenas 11 anos, aos 14 teve seu talento reconhecido por Dominguinhos e gravar o CD "Choro Chorado". Aos 15 anos, Waldonys gravou com Luiz Gonzaga o disco "Fruta Madura", onde foi carinhosamente chamado de "Garoto Atrevido". 

Atualmente o talentoso artista tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga continua atrevido. Já gravou oito discos próprios e consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP. Lançou em 1992 seu primeiro disco intitulado "Viva Gonzagão". Na seqüência, "Veleiros", "Quem não Dança, Dança", "Coração da Sanfona", "Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos". E mais: "Aprendi com o Rei 1 e 2", "Anjo Querubim" e "Eterno Aprendiz", seu último lançamento. Depois de muitos shows, incluindo uma temporada de seis meses nos Estados Unidos, fez platéias na Europa, Estados Unidos e Cuba o aplaudirem de pé, após apresentações marcadas pela multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Conjugação perfeita entre a versatilidade do acordeon e a genialidade do músico. Seu estilo é inconfundível, pois consegue aliar técnica a muito swing. Waldonys transpira prazer e categoria ao cantar e tocar forrós e outros ritmos musicais, sempre com desenvoltura e simplicidade. Animar festas e "botar fogo" nos forrós pelo Brasil afora é a s

ua vocação. Hoje os elogios da elite da MPB ao trabalho de Waldonys transformam-se em diplomas de reconhecimento ao seu extraordinário talento: "Waldonys, este garoto é muito atrevido, com 15 anos tocando desse jeito...", Luiz Gonzaga. "Waldonys, Gozagão falou e eu continuo falando, êta moleque atrevido! Como toca esse danado", Dominguinhos. "Esse menino é o fenômeno da sanfona", Hermeto Pascoal. "Waldonys, você é um tradutor da sanfona", Zé Ramalho. "Waldonys, o mestre da Sanfona", Ricardo Chaves.



DISCOGRAFIA
Atualmente, o talentoso artista tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga, continua atrevido.
Já gravou 9 discos próprios e 1 DVD ao vivo. Consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP. Lançou em 1992 seu primeiro disco, intitulado "Viva Gonzagão". Na seqüência, "Veleiros", "Quem não Dança, Dança", "Coração da Sanfona", "Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos".E mais, "Aprendi com o Rei 1 e 2", "Anjo Querubim"e"Eterno Aprendiz", seu último lançamento, além de seu DVD ao vivo, com participações de Renato Borghetti, Fausto Nilo e Tânia Alves.


Fonte: Site Oficial de Wadonys

MÚSICO: ROBERTO CARLOS

Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, Roberto Carlos Braga nasceu no dia 19 de abril de 1941. 

Roberto é o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Em 50 anos de carreira, completados em 2009, vendeu cerca de cem milhões de álbuns.

Seu sucesso teve início nos anos 60, quando celebrava o rock
 'n roll com artistas como Erasmo Carlos, Wanderléa, entre outros. Junto com os dois cantores já citados, Roberto pode ser considerado um dos pais da Jovem Guarda. Nessa época ele emplacou músicas como Splish Splash, Parei na Contramão, É Proibido Fumar e O Calhambeque.



Depois de um desentendimento com seu parceiro de composições, Erasmo Carlos, Roberto seguiu escrevendo sozinho músicas marcantes. A trilha sonora do filme Roberto Carlos Em Ritmo De Aventura trazia canções dele como Por Isso Corro Demais, Como É Grande O Meu Por Você e Quando. O filme além de reatar a amizade com Erasmo, garantiu a Roberto o sucesso também nos telões, com uma das maiores bilheterias da época. 

A mudança na carreira do cantor viria com a chegada dos anos 70. Ainda em 1969, seu disco Roberto Carlos, que trouxe faixas como As Curvas da Estrada de Santos e As Flores do Jardim de Nossa Casa já mostrava traços mais românticos. Foi nos anos 70 também que Roberto firmaria seus laços fortes com a religião. O álbum de 1970 trazia a canção Jesus Cristo, um de seus maiores sucessos.

O último filme intitulado Roberto Carlos a 300 por Hora é de 1971, quando ele também lançou um novo disco com músicas marcantes: Detalhes, Todos Estão Surdos e Embaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos. 

O programa anual de Roberto Carlos na Rede Globo de Televisão teve início em 1974, quando obteve um grande índice de audiência.

A chegada dos anos 80 marcou uma nova fase na carreira internacional de Roberto Carlos. Ele gravou seu primeiro disco cantado todo em inglês. Em 1982, receberia da CBS o prêmio Globo de Cristal, por vender mais de 5 milhões de cópias fora do seu país de origem.

Já em 1988, ganharia o Grammy de Melhor Cantor Latino-Americano e ainda atingiria o topo da parada latina da Billboard. 

Nos anos 90, Roberto Carlos continuou como um grande campeão de vendas ao bater os Beatles em vendagens, com mais de 70 milhões de cópias.
Nos anos 2000, Roberto foi mais um artista a participar do etsrelado hall da série Acústico da MTV. O disco trouxe a participação de artistas como Samuel Rosa, do conjunto Skank, e o guitarrista Tony Bellotto, dos Titãs.

Em 2004, comemorando os 30 anos de sua série de especiais na Tv Globo, Roberto Carlos teve sua discografia relançada em grandes boxes, divididos por décadas. Um ano depois levaria o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Romântica, com o álbum Pra Sempre Ao Vivo No Pacaembu.  

Ele repete a dose em 2006, faturando novo Grammy Latino com o disco Roberto Carlos, de 2005. 

Depois disso, Roberto Carlos lançou mais três discos: Duetos, Roberto Carlos En Vivo (disco em espanhol) e Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim.


Fonte: Vagalume

terça-feira, 3 de julho de 2012

SER MÚSICO É DOM DE DEUS!


Musica Gospel que falam de DeusEu sinto que o Senhor nós manda mostrar a cura de uma cegueira e essa é pra nós músicos. Somente pra que você não pense que eu fugi da situação, realmente Jesus cura e cura cegos do dia de hoje. A gente apenas anuncia aquilo que o Senhor está fazendo.
Jesus cura também nos dias de hoje. O nosso Deus é um Deus do impossível, mas o interessante é que ele sempre usa de alguém para fazer as suas maravilhas. Existe um outro tipo de cegueira, na qual Ele quer usar a nós músicos para curar.
(Segunda Carta aos Corintios 4,3-4) “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
Aí está um tremenda revelação, se nosso Evangelho ainda estiver encoberto, se mesmo com todas as nossas pregações ele ainda assim está encoberto, é porque ele está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos. O Evangelho resplandece, mas porque essas pessoas não entendem? Está aqui a explicação, o deus desse mundo o cegou a tal ponto que essas pessoas não percebem a luz esplendorosa do Evangelho. É dessa cegueira que Deus quer que nós os curemos. Quando uma pessoa se torna cega, geralmente, outro sentido se aguça na maioria das vezes é o ouvido. Quando as pessoas não são capazes de ver é pelo ouvido que o Senhor se faz presente pra eles. Pelo ouvido elas vão na direção de Jesus.
Se o Deus desse mundo cegou a uma multidão, o Senhor confiou a nós a música dele para levarmos a cura pra essas pessoas. O tempo é breve, foi por isso que o Senhor nós escolheu, não foi atoa. Ele nos deu uma grande responsabilidade. Ele diz: cuidai da minha música, tendes zelo pela música que eu vos confiei. Se aquilo que é falado é importante e entra pelo ouvido dos cegos, nós precisamos evangelizar através da música. Ele chega até as pessoas através da música.
Aí está a nossa responsabilidade como músicos, nós não somos qualquer coisa. O nosso valor não está no fato de cantarmos bem e termos tido sucesso, não está nisso. O nosso valor está, porque nós somos portadores nós levamos a música que é do Senhor, na evangelização. O Senhor precisa de consagrados. Sei que você não é perfeito, o pecado está nos rondando ele está ai para nos derrubar e muitas vezes, infelizmente, nós caímos. Por isso nós precisamos lutar conosco mesmo para preservar a nossa consagração e lutarmos pra ser cada vez mais consagrados. Seja cada vez mais santo. Quanto mais você caminha pra ser um consagrado mais difícil fica a luta, porque o inimigo não quer a sua santidade. Porque a sua santidade, a sua consagração é risco pra ele. Porque você esta levando o próprio Senhor em você na música que você canta. Ele fica em cima de você porque ele sabe que você é portador de uma música sagrada e isso é risco pra ele. Essa é a música que vai tirar os cegos da cegueira da qual ele está cegando. Ele quer derrubar você, mas você precisa resistir. Mais do que nunca vocês precisam ser ou santos ou santos. Porque a nossa responsabilidade é muito grande.
Mesmos com essa música tão linda que Deus deu ao Brasil, infelizmente, ainda é usada de forma errada. Nós precisamos fazer bem, usar bem esse dom que Deus nos deu. Deus primeiro quer eliminar este tipo de música que está matando com a música dele. Você precisa levar esta música, atrair as pessoas pra Deus.
A sua música pode fazer milagres e Deus quer que se faça. O impossível Ele pode realizar. E Ele vai realizar com a nossa música. A música do senhor nas nossas mãos já deu uma guinada, mas veja, é assim como uma criança que já foi concebida, aquilo que é dela já está ali, mas precisa ser trabalhado. Há uma grande diferença entre a criança que foi concebida e a criança quando é dada a luz. A nossa música ainda não veio a luz, mas ela está num estágio avançado de gestação. Não deixe a música de Deus abortar em você, não deixemos a música de Deus abortar em nós músicos católicos. Pelo contrário, ela precisa nascer forte, sadia e ungida, porque você não imagina o que ela vai fazer. A musicalidade que está sendo gerada em nós, precisa vingar. Assim como a mãe já começa a perceber a criança, nós já estamos percebendo essa música dentro de nós. Você não imagina a transformação que ela vai fazer. Nós estamos aí diante de um pentecoste que virá pela música. Onde vai se unir uma pregação querigmática com uma música carismática e vai acontecer o Kairós. A hora de Deus, é esse grande kairós. Nós estamos a dois passos desse avivamento, ele vai acontecer pela música de Deus nas nossas bocas, nas nossas mãos, nos nossos corações.
Deus vai fazer um saque ao inferno, e nós seremos os instrumentos de Deus pra isso. Os nossos irmãos cegados vão ser tirados da cegueira e virão pra Deus. Quem vai fazer isso vai ser a música de Deus em nós. Mas pra chegar lá, nós vamos estar fazendo um saque ao inferno, onde você vai estar de frente com o próprio demônio. A nossa arma contra ele é a nossa santidade, a única coisa que o vence é a santidade. Sejas ou santos ou santos.
(Carta aos Romanos 11,29) “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”
Deus não vai voltar atras, Ele vai até o fim desta obra. Ele vai fazer esse grande reavivamento através da nossa música, para que o kairós venha a acontecer. Mas pra isso, ou santos ou santos. Deus não vai desistir de você, pra quer ficar se retendo a uma vida de pecado. Ou santos ou santos.

O QUE É MÚSICA?


O que é música?

Boa pergunta. Existem dezenas de respostas, desde as mais objetivas até divagações filosóficas. De um modo geral, música é a arte de combinar sons. Até o século XX procurava-se distinguir a música do barulho, mas hoje qualquer coisa é música, assim como qualquer lixo é chamado de obra de arte. Decorrência do século.
Cada vez que alguém fazia uma inovação havia sempre uma corrente de estudiosos e entendidos para proclamar que "isso não é música!". Todos os grandes compositores foram ignorados por seu tempo, criticados, atacados e mesmo esquecidos. Isto é justamente o que os fez grandes.





De que é feita música?

Ignorando todas a inovações, como música concreta e outros bichos, música é feita de sons definidos. O que é um som definido? Uma determinada vibração que pode ser medida. Isso entra na parte física de propriedades do som, mas, como bons jornalistas, não entendemos nada de física. Portanto, vamos ao que interessa.
Música é feita de sons. Certo. Todas as melodias, todas as músicas escritas até hoje foram feitas com 12 sons. Ei, mas as notas musicais não são sete? Sim, são sete: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Mas se você olhar no teclado do piano, verá que entre estas sete notas existem outras 5, as chamadas "teclas pretas". Eu sei o quanto é difícil para estudantes na área de humanas, mas, com o auxílio de um computador, temos que 7 + 5 = 12. Oh, doze! Isso mesmo, 12 notas.
Agora você deve estar se perguntando: que história é essa de 12 sons se o piano tem 88 teclas? É verdade.
O caso é o seguinte: os sons se repetem a cada 12. Usando como exemplo o teclado de um piano, veja que as teclas estão dispostas de maneira uniforme. Se pressionarmos uma tecla ao acaso, ouviremos um som. Seguindo essa tecla, pressionando a que fica à sua esquerda (seja branca ou preta) temos outro som. Repetindo esse movimento 11 vezes, a décima segunda nota será igual àquela primeira. Igual não, mais aguda.

Qualidades dos sons

Todo mundo sabe o que é agudo e grave, por isso não vou perder tempo explicando. Não obstante, os sons não são apenas "graves" ou "agudos". E daí?

Altura

Bem, temos doze sons que se repetem em alturas diferentes. Referimo-nos à altura do som quando queremos explicar que ele está mais agudo ou mais grave. Um som é alto quando é agudo; dizemos que um som é baixoquando ele é grave.

Volume

Veja bem, a altura de um som não NÃO NÃO se refere ao volume do som. Quando sua mãe grita desesperada "ABAIXA ESSE MALDITO SOM" ela está cometendo um erro. O que ela quer é que você diminua o volume de som. O volume do som é medido em graduações que vão de forte a fraco – ou, se preferir, compre um aparelho e meça em decibéis.
Então, só para você não esquecer:

Som Alto = agudo
Som baixo = grave

Som forte ou fraco = refere-se ao volume, o que o senso comum chama de "alto e baixo".

Timbre

Não, não comecei a falar em inglês. Me diz uma coisa, como é que se diferencia uma guitarra de um trombone? "O som é diferente", você vai responder. Ótimo, você disse o óbvio. E se os dois estivessem tocando a mesma nota? Hum... ainda assim seria diferente. Por quê? Por que esses instrumentos tem timbres diferentes. Timbre é a qualidade que permite distinguir um som do outro. Assim, dizemos que um trombone tem um timbre diferente de um violão.
Fonte: Malhanga

MÚSICO: VICENTE NERY


Um homem de Deus, Um profissional da música, Um exemplo de vida, Um amigo leal, Um romântico(do tipo que beija a mao e manda flores).. um cantor que canta as culturas do nordeste, assim como o rei do baiao, Luiz Gonzaga, como Ari Lobo, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Fagner, Zé Ramalho e Elba Ramalho.
Nome: Antônio Vicentino Neri da Silva.
Idade: 34 anos.
Nascimento: 24/01/1977.
Signo: Aquário.
Local de Nascimento: Baturité-Ce.
Altura: 1,75.
Peso: 82 kg
Manequim: 42.

Sapato: Tenis.
Roupa: Esporte.
Cor Preferida: Amarelo e Preto.
Perfume: Eau de Souer, Ermenegildo Zegma, Diesel 
Bebida: Água.
Fruta: Abacaxi.
Prato Preferido: Peixe & Camarao.
Uma mania: Brincar (sou uma eterna criança).
Um defeito: Acreditar em tudo e em todos.
Uma qualidade: Ser Verdadeiro.
Um arrependimento: Nenhum.
Um ídolo: Jesus.
Um medo: O castigo de Deus.
Um filme: Jesus de Nazaré.
Hobby: Futebol .
Música: As Minhas e as Evangélicas.
Cançao de sua vida: O mundo / De joelhos 
Mulher Bonita: A Simples.
Mulher Ideal: Companheira, Carinhosa e Simples.
Voce é Ciumento? As Vezes.
Como define o ciume? Um sentimento horrível, um pesadelo...
Fama ou Dinheiro? Fama e dinheiro sao conseqüencias de um trabalho bem feito.
O melhor da fama: O carinho do Povo e admiraçao dos fas.
O pior da fama: 
Inveja e comentários Negativos e fofocas.
Livro de Cabeceira: 
A Bíblia.
Em que voce Acredita?
 Totalmente em Deus, e ele existe
Amor mais Bonito? 
O amor de Deus e de meus pais.
Motivo de Orgulho: 
Minha família, principalmente meu pai.
Receita de Bem Estar: 
Colocar Deus em primeiro lugar na sua vida.
Lembrança de Infancia: 
Brincar de Cavalo de Pau.Viagem Inesquecível: Viagem para o Rio de Janeiro com a Banda Cheiro de Menina em março de 2002.Supérfluo Indispensável: CelularMúsica Inesquecível: Uma prece para um Homem sem Deus, Barbaridade, Ponta de Faca, Senhorita, Minha Heroína, O Mundo / De joelhos..Voce é Romantico: Sim, bastanteO que é ser Sexy: Ser Educado, Simpático e ter boa Aparencia.Truque de Seduçao: Olhar CarenteQuando quero seduzir eu: Mando FloresA melhor cantada: Aquela que é feita com carinho e sinceridade.Parte do Corpo que mais gosta: Todo o corpo Se nao fosse cantor seria: Caminhoneiro ou jogador de Futebol.Presente esquisito que já ganhou: Um pacote de Bombril.Um vexame que já deu: Esqueci de Dinheiro para pagar o ônibus.O que tira voce do sério: A mentira.Ser amigo de verdade é : Estar presente em todos os momentos.Mudaria algo se pudesse: A situaçao financeira da populaçao pobre do Brasil através da Igualdade social.O que voce admira nas pessoas: Humildade, simplicidade, amor ao próximo, carisma e sobre tudo as pessoas que tem a capacidade de transformar problemas em soluçoes.O que voce nao suporta nas pessoas: Prepotencia, ganância, inveja, mentira, baixaria, ciúme, soberba e a falta de Caráter.Que experiencia te deixou uma liçao: A fome longe de casa.Qual sua frase favorita: Obrigado meu DeusO que a boca diz quando a Alma Grita: Perdao Meu Deus.Provérbio que cita Sempre: O último degrau da sabedoria e a simplicidade.
 
Fico feliz por ter Comprado: Minha casa.Canto da casa que mais Gosta: Meu quarto.Lugar que Gostaria de Conhecer: JerusalémQuem levaria para uma Ilha Deserta: A pessoa Amada.Quem voce desixaria numa Ilha Deserta: Os Gorés (Invejosos).Quando voce esta triste, o melhor é: A presença de Deus, o colo da Mamae, o carinho e a compreensao da família, o aconchego da pessoa amada.Próximo Projetos Profissionais: Levar a cultura nordestina através da música para todo o Brasil e quem sabe o mundo.Objetivo de Vida: Cantar, cantar, cantar e cantar.Sonho de consumo: administrar meu sucesso.Filosofia de Vida: Fazer o bem e sonhar com um futuro Musical melhor.

MÚSICO: DORGIVAL DANTAS

DORGIVAL DANTAS, nascido na cidade de Olho D'água do Borges/RN, começou a sua carreira aos 14 anos de idade aprendendo a tocar Acordeon com seu pai Cícero Dantas.
A paixão por instrumentos musicais prosseguiu, e aos 17 anos ele aprendeu a tocar teclado. A partir daí foi um pulo para o ingresso no Grupo Show Terríveis, de Natal/RN, onde permaneceu por sete ano
s.
Nessa época, conheceu a dupla "Sirano e Sirino", com quem passou a trabalhar, foi quando descobriu o seu talento para produção musical. "Investiram no Meu Trabalho", diz...
Sua fama de produtor o levou a trabalho com bandas consagradas em todo o Brasil.
Hoje com 39 anos de idade, além de produzir, arranjar e fazer shows em vários estados do Brasil, Dorgival ainda encontra tempo e inspiração para compor músicas de grande sucesso, como: "Coração" (ganhou o troféu como melhor musica do carnaval de 2005 na
 Bahia e foi a musica mais executada em todo o Brasil em 2007, divulgado pelo ECAD), contamos tambem com a musica "Você Não Vale Nada", que é a trilha sonora do filme brasileiro "Chega de Saudade" em março de 2008 e da novela "Caminho das Índias" em 2009. A música "Pode Chorar" é o carro chefe do CD e DVD do cantor Alexandre Pires. Há tambem a música "Paixão Errada" gravada pela dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano. A música "Barriguinha", é trilha sonora da novela da Globo "MALHAÇÃO!, alem dessas composições que todos nós conhecemos, temos: "Passei a Noite no Forró", "Chega de Mentiras", "Tá na Cara", "Me Manda Embora", "Perdão Meu Filho", "Me Dá Um Beijo", "Eu Não Vou Mais Chorar", "Tô Sozinho", "Vai Que Tá Gostoso", "Por Quê", "Colo de Menina", "Por Que Você Me Faz Sofrer", "Darundê", "Eis o Meu Coração", "Prometa-me", "Vá Embora", "Meu Forró", "Juntar os Troços", etc...

Tendo Atristas e Bandas de nome nacional como: Flávio José, Frank Aguiar, Guilherme e Santiago, Jorge e Matheus, Levada Louca, Rapazolla, Fagner, Aviões do Forró, e muitos outros que já gravaram suas músicas. Com todos estes sucessos, o artista lançou seu primeiro CD oficial em 2006 com o título "O Homem do Coração", que saiu pela Universal Music, e teve como musicas de trabalho: "Eu Não Vou Mais Chorar" e "Por Quê". E em 2007 o Lançamento do CD, com Título "Primeiro Passo", com as musicas de trabalho: "Primeiro Passo" e "Nós Dois" e tendo como novidade para 2008 o lançamento do CD Turnê 2008, com as músicas de trabalho, "Destá" e "Amor Covarde", que já estão sendo tocadas em várias rádios do país sempre nas primeiras colocações. Esse é o Dorgival Dantas, uma pessoa simples e talentosa.

E como ele sempre fala: "...E TOME XOTE!"

Fonte: Pega cifra

MÚSICO: TIM MAIA


Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, penúltimo filho em uma família de 19 irmãos, ficou conhecido como o síndico da Música Brasileira. Chegava e botava ordem, se bem que não gostasse muito de cumpri-las. Uma de suas características mais conhecidas, depois da voz grave e afinada, era a de faltar aos shows. 
Tim começou a carreira junto com Roberto e Erasmo Carlos formando no Rio de Janeiro, em 1957, o grupo Sputniks. Depois de uma estada de seis anos nos Estados Unid
os, influenciado pela soul music, o cantor definiu seu estilo e voltou com idéias rejeitadas pela Jovem Guarda. Assim, só conseguiu gravar o primeiro disco solo em 1970. E veio cheio de surpresas, estourando sucessos como Azul da cor do mar e Primavera. Estes seriam seguidos de muitos outros: A festa do Santo Reis, Não quero dinheiro (só quero amar), Você, Réu confesso, Gostava tanto de você e Sossego, para citar alguns. A soul music e o funk com tempero brasileiro foi atravessando a década de 80 com mais sucessos como Descobridor dos sete mares e Do Leme ao Pontal. Às vezes o vozeirão de Tim servia às canções mais açucaradas como Me dê motivo, Leva e Um dia de domingo. Com seu eterno bom humor e senso crítico, ele definiria mais tarde sua fórmula infalível. “Metade de minhas músicas é esquenta-sovaco e metade mela-cueca”. 


Em determinados momentos da vida chegava a beber três garrafas de uísque por dia, além de usar maconha e cocaína. Por incrível que pareça, isso parece nunca ter afetado sua voz. Não se pode dizer o mesmo de suas relações profissionais. Colecionou desafetos e processos trabalhistas - de músicos contra ele e dele contra gravadoras -, além de renegar publicamente antigas amizades, ameaçar críticos e faltar a shows. Passou anos sem se apresentar na Rede Globo e acusava o todo-poderoso da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, de ser o culpado pelo boicote. O
utro conhecido inimigo ele denominava ETA, “Exploradores do Talento Alheio”, formado por empresários e donos de casas de espetáculos. 

Ninguém duvida que Tim foi e sempre será um dos mais talentosos artistas da música brasileira. No dia 8 de março de 1998, ao cantar a primeira música em um show no Teatro Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, sofreu um edema pulmonar seguido de parada cardiorrespiratória. Ficou internado no CTI do Hospital Antônio Pedro durante sete dias e faleceu no dia 15, de infecção generalizada, aos 55 anos. Em sua eterna ironia, ele se definiu com uma frase que entraria para a História: “Não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que minto um pouco”. 

BANDA: MAMONAS ASSASSINAS

Mamonas Assassinas foi uma banda de rock. Eles fizeram imenso sucesso em 1995 entre crianças, adolescentes e adultos. Com um humor singular e contagiante conquistaram o Brasil.

Os Mamonas Assassinas foram o maior fenômeno musical, em apenas oito meses de carreira eles tiveram 2,8 milhões de cópias vendidas em apenas um disco, o único que eles lançaram. Até hoje não houve uma banda no mundo que igualasse ou superasse o recorde deles. A banda teve seu fim em 2 de março de 1996, quando o avião onde eles estavam colidiu com a Serra da Cantareira, em São Paulo, o que matou instantaneamente todos os membros da banda, assim como os tripulantes do avião.

Todos nascidos em Guarulhos, São Paulo, exceto Dinho, baiano de Irecê.
Dinho (Alecsander Alves) - vocal, nascido em 5 de março de 1971
Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) - baixo, nascido em 11 de março de 1973
Júlio Rasec (Júlio César Barbosa) - teclados, nascido em 4 de janeiro de 1968
Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira) - bateria, nascido em 30 de setembro de 1969
Bento Hinoto (Alberto Hinoto) - guitarra, violão, nascido em 7 de agosto de 1970
Grande parte do sucesso dos Mamonas deveu-se ao vocalista Dinho, o mais palhaço dos cinco, que ainda arrancava suspiros das meninas. Bento, um ja
ponês que se apresentava usando o cabelo no estilo rastafári, era o responsável pela mistura de estilos musicais da banda, que misturava em sátira vários ritmos brasileiros brega, pagode, sertanejo e baião e outros ritmos cafonas com rock and rol bem pesado, passando pelo vira, tradicional da música portuguesa. Julio Rasec (teclados) - o sobrenome artístico era, na verdade, seu segundo nome, César, escrito ao contrário - ficou conhecido pela performance de Maria, na música Vira-Vira. Os irmãos Reoli, Samuel (baixo) e Sérgio (bateria), usavam uma corruptela do verdadeiro nome da família, Reis de Oliveira, como nome artístico.

O início
Os Mamonas começaram sem Dinho, numa banda chamada Utopia, especializada em covers de de grupos como Legião Urbana e Rush. O vocalista foi incorporado em meio a um show, e desde então o Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e lançou um disco que vendeu 85 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e as letras de música que zombavam de amigos e parentes eram mais bem recebidas pelo público do que os covers. Decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome. A fita demo que prepararam caiu nas mãos, e nas graças, de Rafael, filho do diretor artístico da EMI-Odeon, João Augusto Soares e baterista da banda Baba Cósmica, que foi lançada logo depois da morte dos Mamonas. João Augusto ouviu e contratou a banda em 28 de abril de 1995, consolidando uma parceria que rendeu um milhão de cópias vendidas em menos de um ano de carreira. Em pouco tempo a banda estava fazendo cinco shows semanais e seduzindo fãs adolescentes e infantis, que adoravam as letras escrachadas e a performance divertida e irreverente. Além do Vira-Vira, outros sucessos foram Pelados em Santos, Robocop Gay e Sabão Crá-Crá Depois do desastre, a gravadora ainda lançou um disco ao vivo e a imagem dos integrantes chegou a ser comercializada em produtos como álbum de figurinhas. Eles foram um grupo de muito sucesso, até hoje eles são lembrados.

O acidente
A morte dos Mamonas Assassinas, em 1996, chocou o Brasil. Os músicos voltavam de um show em Brasília quando o avião, após uma tentativa frustrada de arremetida, não atingiu altura suficiente e se despedaçou ao chocar-se contra a Serra da Cantareira, em São Paulo.

O Álbum
Em 1995, os Mamonas lançaram seu único álbum oficial, que conseguiu vender num periodo forte da pirataria de CDs no Brasil, mais de 2 milhões de cópias em menos de 8 meses, um marco histórico até hoje.

1406 - A música faz uma sátira sobre o dinheiro e o comércio. 1406 é o telefone de compras de um famoso canal de televendas.
Vira - Vira - Paródia do estilo musical português, o vira, contando a história de Manuel, que é convidado para uma suruba e sem saber do que se trata, manda sua esposa Maria, no seu lugar.
Pelados Em Santos - O grande hit dos Mamonas Assassinas. É um convite para amor em Santos, numa Brasília amarela, de roda gaúcha. Fora regravada em espanhol com o nome Desnudos en Cancún.
Chopis Centis - Um peão de obras descreve seu passeio no Shopping center.
Jumento Celestino - Paródia ao forró e ritmos nordestinos. Um baiano resolve ir para a cidade de São Paulo montado no seu jumento.
Sabão Crá Crá - sabões para pêlos pubianos.
Uma Arlinda Mulher - Paródia à música romântica. O título aproveita-se de um filme com Julia Roberts. O Tecladista, Júlio Rasec, satiriza o estilo vocal do cantor Belchior.
Cabeça De Bagre II - Satiriza a escola e vida escolar das crianças. Baseada na experiência do vocalista Dinho na quinta série primária. A canção é uma sátira ao rock com letras pretensiosas (música popularmente chamada de cabeça) de bandas como Titãs.
Mundo Animal - Idéias bizarras sobre os animais. Do tatu ao camelo, passando por vacas, pombos, cachorros, elefantes, baleias e cabritas.
Robocop Gay - Homenagem ao personagem de Jô Soares, o Capitão Gay, se aproveitando do personagem do cinema, o Robocop.
Bois Dont Cry - Paródia ao sertanejo de dor de corno. O título é uma paródia à Boys Don´t Cry, do The Cure.
Débil Me Tal - Paródia ao heavy metal. Muitos brasileiros não compreendem o inglês, o que não os impede de idolatrar o estilo musical. Chacoalham a cabeça, como a música solicita.
Sábado De Sol - Essa música não foi escrita pela banda e conta sobre amigos que se reunem para comer feijão mas encontram com maconheiros que os atrapalham.
Lá Vem o Alemão - Paródia à um pagode de muito sucesso na época, Lá Vem o Negão.

Fonte: Basta Clicar

MÚSICO: RENATO RUSSO

RENATO MANFREDINI JÚNIOR NASCEU

NO DIA 27 DE MARÇO DE 1960 NO RIO DE JANEIRO.

Renato Russo é considerado por muitos fãs o irmão mais velho de toda uma geração. Uma geração que ele mesmo batizou de Coca-Cola. Desde 1985, quando a Legião Urbana lançou seu primeiro disco, até hoje, milhões de fãs, de diversas idade, classes sociais e culturas diferentes se sentiram profundamente tocados pelas letras do cantor.
Considerado por alguns como o líder quase messiânico dos jovens, Renato Russo refutava veeementemente essa idéia, dizendo que era apenas um cantor que cantava o que as pessoas gostavam e queriam ouvir. Renato Manfredini Júnior (seu verdadeiro nome) nasceu no dia 27 de março de 1960, às quarto horas da manhã, na Clínica Santa Lúcia, em Humaitá, no Rio de Janeiro. Aos sete anos foi morar em Nova Iorque, após seu pai, funcionário do Banco do Brasil, ser transferido para os Estados Unidos.

15 ANOS

Renato sofre de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos de suas pernas.
Em 1969 a família Manfredini volta para o Rio de Janeiro, mais precisamente para a Ilha do Governador onde ficam morando até 1973, quando mais uma vez seu pai é transferido, desta vez para Brasília.
Aos 15 anos, Renato Russo sofre de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos de suas pernas, fazendo com que ele passé o tempo todo sentado ou deitado. O período da doença dura dois anos onde Renato estudou e leu muito, tanto que em 1977 passa direto no vestibular de jornalismo da CeuB.

THE 42ND STREET BAND

Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico.
É nesse período da doença que Renato começa a esboçar os primeiros desejos de se tornar músico. Em sua imaginação ele cria uma banda chamada 42nd Street Band, na qual ele era o vocalista e se chamava Eric Russel. Pela primeira vez o seu nome artístico começava a aparecer. “Russel”era uma homenagem a um dos seus filósofos favoritos, o ingles Bertrand Russel. Mais tarde, o “Eric Russel” daria lugar ao conhecido “Renato Russo”.

O EMBRIÃO…

Renato começa a se envolver com o movimento Punk.
Totalmente recuperado da doença, Renato começa a se envolver com o movimento punk criado em Londres nos anos 70. Calças rasgadas, alfinete na orelha eram o suficiente para chocar a sociedade brasileira da época.
Em 1978, já aos 20 anos, Renato Russo realiza o seu primeiro show com músicas próprias no bar Só cana, em Brasília. O Aborto Elétrico ia bem até que André Pretorius deixa a banda para prestar o serviço military na África do Sul. A banda então ganha dois integrantes: Flávio Lemos e Ico Ouro Preto. Nesse ano Renato conhece Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá.

TROVADOR SOLITÁRIO

Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele toca violão e canta sozinho.
No ano seguinte, o Aborto Elétrico acaba por causa de diversas brigas entre Renato Russo e o baterista Fê Lemos. Renato passa a compor com mais intensidade e a realizar shows onde ele toca violão e canta sozinho, ficando conhecido como o Trovador Solitário. É nessa época que alguns clássicos do rock nacional como “Eu Sei” e “Química” foram escritos por Renato.

LEGIÃO URBANA


Renato convida Marcelo Bonfá para formarem uma banda chamada Legião Urbana.

Sabendo do talento de Renato, o baterista aceita imediatamente e convida o guitarrista Eduardo Paraná e o tecladista Paulo Paulista para fazerem parte da nova banda. Paraná também  deixa a Legião Urbana para estudar violão clássico em Tauí, interior de São Paulo. Um mês depois de entrar na banda, Ico Ouro Preto também sai da Legião e finalmente em março de 1983 é convidado Dado Villa-Lobos para assumir definitivamente a guitarra.


EMI ODEON

A Legião Urbana faz seu primeiro show no Rio de Janeiro e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.
A Legião Urbana começa a fazer sucesso e diversas fitas com shows piratas da banda são trocadas por fãs de toda parte do país. Com o sucesso do primeiro disco do Paralamas do Sucesso, onde a música “Química” foi gravada, a banda começava a interessar grandes gravadoras. Em 23 de julho a Legião toca pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Circo Voador, e é convidada pela EMI Odeon para gravar uma fita demo.

1984

A Legião Urbana fecha contrato com a EMI e Renato volta para o Rio de Janeiro.
No ano seguinte, Renato Rocha é convidado por Bonfá para assumir o baixo da Legião Urbana, deixando Renato Russo mais livre para cantar. Em outubro de 1984 a Legião fecha contrato com a EMI e, em janeiro de 1985, lança seu primeiro disco, com sucessos como “Será”, “Ainda é Cedo”, “Geração Coca-Cola” e “Por Enquanto”. Em agosto, os integrantes da banda deixam Brasília e vão morar no Rio de Janeiro. Renato volta para sua antiga casa na Rua Maraú, na Ilha do Governador.
Com o sucessos do primeiro disco, Renato Russo começa a compor muitas músicas para o novo trabalho. A banda desejava lançar um disco duplo chamado Mitologia e Intuição, mas acabou lançando um disco simples, com 12 faixas. Para muitos, Dois, gravado entre janeiro e março de 1986 é o melhor disco da história do rock nacional.
Em dezembro de 1987 é lançado o terceiro disco da banda, Que País É Este, com músicas compostas na fase do Aborto Elétrico. A Legião Urbana começa a ganhar status de maior banda de rock do Brasil, o os seus shows estão sempre lotados. Estoura nas radios de todo o Brasil o épico “Faroeste Caboclo”, uma paulada de quase dez minutos e 159 versos, nenhum repetido.

ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA

A banda enfrentou um dos piores momentos da sua carreira.
Em dezembro de 1988 outro fato marcaria profundamente a Legião Urbana. O baixista Renato Rocha sairia da banda após diversas divergências com os outros integrantes. A Legião Urbana deixava de ser um quarteto para ser um trio.
Renato Russo assumiu novamente o baixo nas gravações do disco As Quatro Estações, lançådo em novembro de 1989, consumindo dezesseis meses de gravação.
Após o disco pronto, Renato Russo viaja para São Francisco, nos Estados Unidos. É ali que começa a imaginar a sua carreira solo que só viria a se tornar realidade em 1994.

AS QUATRO ESTAÇÕES

Lançado em novembro de 1989, estoura em todo país.
Vendendo mais de um milhão de cópias e lançando de vez a Legião Urbana para o estrelato. Nos dias 11 e 12 de agosto de 1990 a Legião fez dois impressionantes shows no Parque Antártica, em São Paulo, para mais de 80mil pessoas. Os fãs, cada vez mais fervorosos, acompanham cada passo da carreira de Renato Russo e fazem um trocadilho com o nome da banda a chamando de “Religião Urbana”, fato que incomoda profundamente o cantor, que rechaçava essa idéia.
Em dezembro de 1991 o disco V é lançado pela EMI Odeon. Nessa época Renato enfrentava uma séria crise com drogas e álcool, e a turnê de divulgação do disco foi cancelada em Natal, no Rio Grande do Norte, apenas um mês após seu início.

ACÚSTICO MTV

A Legião Urbana gravou no Hippodromo, em São Paulo, o especial Acústico MTV.
O Acústico foi lançado sete anos depois, em outubro de 1999, em video e em cd. No dia da gravação Renato Russo cantou a música “Hoje A noite Não Tem Luar”, uma versão para a música dos Menudos. Em dezembro de 1992 é lançado o disco Música para Acampamento, com diversas gravações realizadas entre 1984 e 1992.





THE STONEWALL CELEBRATION CONCERT

Renato Gravaria seu primeiro disco com 21 músicas em ingles.
A carreira solo
O disco O Descobrimento do Brasil é lançado em novembro de 1993, e a música “Perfeição” fica em primeiro lugar nas radios de todo o país. A excursão do disco começou apenas em junho de 1994, poise m fevereiro e março Renato gravaria seu primeiro disco solo: The Stonewall Celebration Concert, com 21 músicas em ingles. Os royalties do disco foram doados para a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, campanha do sociólogo Betinho.

1995

O ultimo show da história da Legião Urbana
Feliz com o resultado do seu primeiro disco solo, Renato viajaria com Gilda Mattoso para a Itália, a fim de iniciar uma pesquisa para seu próximo disco solo, todo em italiano. Logo após a sua volta da Europa a Legião faria um show em Santos, na Reggae Night. Durante a apresentação Bonfá foi atingido por uma lata de cerveja. Em protesto, Renato Russo passou boa parte da apresentação, deitado no chão, olhando seu relógio. Era 14 de janeiro de 1995, e aquele foi o ultimo show da história da Legião Urbana.
Renato dedicou o restante de 1995 para as gravações do segundo disco solo, Equilíbrio Distante, lançado em dezembro do mesmo ano. No início de 1996, a Legião Urbana começa as gravações que resultaram no disco A Tempestade. Mais de 30 faixas foram gravadas, apenas 15 lançadas em setembro.

1996

Morre Renato Russo em seu apartamento na rua Nascimento Silva, em Ipanema.
No dia 11 de outubro, 1h15, more Renato Russo em seu apartamento na rua Nascimento Silva, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A Legião Urbana acaba oficialmente uma semana depois, deixando milhões de fãs órfãos.

HOMENAGEMS PÓSTUMAS

Em julho de 1997, é lançado o disco póstumo Uma Outra Estação, com o restante das faixas gravadas entre janeiro e junho de 1996. Logo depois, em novembro foi lançado o disco O Último Solo, também com faixas inéditas que deixaram de entrar nos dois discos solos do cantor.
O primeiro disco com a antologia dos maiores sucessos da Legião Urbana chamado Mais do Mesmo foi lançado em março de 1998, esgotando-se rapidamente nas lojas. Em outubro de 1999, o acústico MTV foi lançado em CD e em Vídeo.
Em março de 2001, é lançado o disco ao vivo Como É Que Se Diz Eu Te Amo, com oso shows gravados nos dias oito e nove de outubro de 1994 no Metropolitanm Rio de Janeiro.







PRESENTE

O trabalho de catalogar todo o material inédito de Renato Russo e da Legião Urbana, como sobras de estúdio e outras versões está a cargo do jornalista Marcelo Fróes. O primeiro fruto desse trabalho de arqueólogo foi Renato Russo Presente, lançado em março de 2003, quando Renato completaria 43 anos de vida.
Músicas inéditas como “Hoje” (parceria com Leila Pinheiro), “Mais Uma Vez”, “Thunder Road” e “Boomerang Blues” se misturam a entrevistas concedidas pelo cantor e a outras parcerias com músicos consagrados.

O BLOG

      O blog MÚSICA DE QUALIDADE tem como objetivo, divulgar o trabalho da boa música que ainda existe em nosso pais, também estaremos mostrando a história de grandes músicos e grandes bandas quer marcaram época e fizeram história no mundo musical. Vale lembrar que o blog está voltado a música nacional, seja qual for o ritmo, o que queremos é passar para você leitor, a verdadeira música que existe no nosso pais. O blog ainda vai está disponibilizando o download de grandes sucessos que marcaram época. 
Seja bem vindo!